terça-feira, 10 de abril de 2012

Isaac Newton (1642 - 1727)






 Newton: um dos maiores gênios da história. Trouxe uma nova compreensão do Universo e dos fenômenos que ocorrem na Terra e nas estrelas.

    Ele nasceu em Woolsthorpe, Lincolnshire, Inglaterra, e estudou no Trinity College, em Cambridge. Isaac Newton é considerado um dos maiores gênios da história da humanidade. Com certeza, Newton foi o maior cientista europeu desde a época de Arquimedes até a de Albert Einstein. Antes de completar 24 anos de idade, ele já havia criado o teorema dos binômios e o cálculo funcional, descoberto o espectro da luz e escrito sua Teoria da Gravitação. Há quem afirme que ele teria elaborado esta teoria em 1665 ao observar a queda de uma maçã.
    Newton também inventou o telescópio refletor, que era diferente do simples, tipo refrator, inventado por Hans Lippershey (1570-1619) em 1608. No telescópio refletor, a luz  não era simplesmente ampliada, mas refletida diretamente para o olho da pessoa por meio de um espelho grande e côncavo e de um espelho pequeno e plano, sem passar por lentes de vidro.
    Em 1667, com apenas 25 anos de idade, Newton foi eleito membro do Trinity College.Enquanto esteve em Cambridge, desenvolveu as famosas Três Leis do Movimento, uma façanha espetacular para uma pessoa ainda tão jovem.

As três leis eram:
1. Inércia: Todo corpo, se mantido isolado, livre da ação de outros corpos, continuará repousando se estiver em repouso ou continuará se movendo com a mesma velocidade se estiver em movimento.
2. Movimento: O nível de mudança no momento de um corpo equivale, em direção e intensidade, à força que age sobre ele.
3. Reação: Para toda ação há uma reação idêntica e oposta.


    Em 1687, Newton publicou seus Princípios Matemáticos da Filosofia Natural. Neste trabalho, universalmente conhecido como Princípia (por ter sido escrito e publicado originalmente em latim), ele demonstrou a estrutura do Universo, o movimento dos planetas e calculou a massa do Sol, dos planetas, e de algumas luas. Se Colombo e Magalhães haviam provado que a Terra era esférica, Newton demonstrou que a Terra não é uma esfera perfeita, mas uma esferóide oblonga - ligeiramente achatada nos pólos pela força centrífuga de sua própria rotação. Seu trabalho teórico com luz e telescópios foi combinado num único compêndio, intitulado Óptica, publicada em 1704.
    Newton pertenceu ao Parlamento inglês de 1701 a 1705, foi feito cavalheiro pela rainha Ana (1665-1714) em 1705 e ocupou o cargo de presidente da Sociedade Real de 1703 até 1727, quando morreu em Kensington.
    Assim como Marco Polo e Cristóvão Colombo expandiram a visão que nossos ancestrais tinham dos parâmetros geográficos do mundo, Newton, melhor do que ninguém, ajudou as pessoas a entender as forças físicas que governavam toda a matéria, desde as estrelas no céu até as maçãs que caem de uma árvore num quintal qualquer da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário