terça-feira, 12 de junho de 2012

MARTIN LUTHER KING JR. (1929 - 1968)

foto:Martin Luther King
 
Ao lado de Mohandas Gandhi e Nelson Mandela, poucas foram as pessoas no século vinte que mais fizeram pela causa da mudança social pacífica do que Martin Luther King Jr., um pastor negro da Igreja Batista. Ele nasceu em Atlanta, na Geórgia, em 15 de janeiro de 1929, frequentou o Seminário Teológico de Crozer e obteve seu doutorado em filosofia na Universidade de Boston em 1955.Depois de sua ordenação, ele se tornou pastor da Igreja Batista da Avenida Exeter, em Montgomery, Alabama, em 1955, pouco tempo após uma mulher negra, chamada Rosa Parks, dar início a uma polêmica que tomou conta da cidade por se recusar a ceder seu assento num ônibus a um homem branco. King ajudou a organizar um bem-sucedido boicote entre os motoristas negros que atraiu a atenção nacional e serviu para iniciar o Movimento polos Direitos Civis americano.

Apesar das garantias constitucionais de tratamento igual, sem restrição de raça, em 1950 alguns estados do sul ainda mantinham leis que ignoravam os direitos dos negros americanos. Numa prática conhecida como segregação racial, algumas dependências públicas, desde fontes até assentos de ônibus, eram reservados "somente para os brancos". O comércio privado, como restaurantes, por exemplo, tinha o direito de excluir os negros de seus estabelecimentos. Até as escolas públicas permaneciam segregadas até 1964. O Movimento pelos Direitos Civis foi um esforço para eliminar a segregação racial e buscou assegurar os direitos civis dos negros de se integrarem na sociedade e garantir que els pudessem exercitar seus direitos políticos, como o de votar, por exemplo.
foto: Martin Luther King em discurso.
   Depois do boicote nos ônibus de Montgomery, Luther King surgiu como o principal líder do Movimento pelos Direitos Civis. E nos nove anos que se seguiram, o movimento ganhou força e apoio nacional, especialmente depois de John F. Kennedy tornou-se presidente em 1961. Após vários protestos pacíficos, uma reviravolta ocorreu no movimento durante uma grande passeata pelos direitos civis ocorrido em Washington, durante o verão de 1963, que culminou com o imortal discurso "Eu Tenho um Sonho", de Luther King. Naquele mesmo ano ele havia ganho o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho em promover os direitos civis dos negros americanos.

foto: Martin Luther King em discurso
 
Como líder do Conselho de Liderança dos Cristãos Sulinos, King não economizou energia em trazer os negros para a vida americana e de melhorar as condições de vida para os pobres e para os americanos desfavorecidos de todas as raças. Ele estava organizando uma outra grande passeata em Washington, quando foi assassinado num motel em Memphis, no Tennesse, por James Earl Ray, em 4 de abril de 1968. Em 1983, sua data de aniversário (15 de janeiro) foi transformada em feriado nacional.




 fonte:
 livro:   100 HOMENS que mudaram a História do Mundo
 autor: BILL YENNE










Nenhum comentário:

Postar um comentário